Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

UX/UI & CX: Os pais e a criança prodígio

Categoria

Design

Partilhar

Qual é a diferença entre user experience (UX) e user interface (UI)?  E como acrescentamos Customer Experience a estes dois gigantes, bem conhecidos no mundo do design?

Para uma resposta breve, UX é a usabilidade, é o esqueleto do design, enquanto que o UI é o que vemos. Fazendo uma analogia fora do mundo do design, UX é o nosso esqueleto e cérebro, UI é o nosso aspeto físico.

No processo de desenvolvimento dos projetos relacionados com o mundo digital, seja uma app, um website complexo, um e-commerce, ou mesmo uma simples landing page, o UX é sempre o primeiro passo a dar. É aí que analisamos o que o cliente quer, o que precisa, o que podemos fazer  para melhorar o funcionamento e a experiência que o utilizador irá ter. Criamos o caminho que queremos que o utilizador tenha, e no qual, por norma, a experiência deve ser simples, intuitiva e direta.

 

A user interface is like a joke. If you have to explain it, it’s not that good. – Martin LeBlanc, Iconfinder 

 

Queremos que o utilizador se relacione com o que criamos e que, num simples piscar de olhos, consiga perceber e interagir com o que foi desenvolvido para ele. Se o utilizador seguir o caminho que planeamos para ele, significa que a arquitetura do projeto foi bem estruturada e é eficaz. Aqui está o primeiro passo para aquilo que procuramos proporcionar na LOBA: uma excelente experiência do cliente.

Depois de passada a fase do UX, segue-se aquilo que é visível para todos: o UI – User Interface. O UI está presente em tudo, seja numa simples caixa multibanco, ou numa máquina de chocolates. Se pensarmos bem, tudo o que tem um ecrã, tem UX e UI.

O User interface é não só o aspeto das coisas, mas também a forma como elas se comportam. O uso das cores certas, a fonte certa, animações que complementem a interação do utilizador com a interface, tudo isso faz parte de User Interface.  

Para finalizar, UX e UI não podem conviver separadamente – um é o complemento do outro. Do ‘casamento’ entre UX e UI nasce CX (Customer Experience), uma área que levamos muito a sério na LOBA. CX compreende uma série de fatores que vão tornar as nossas soluções autênticas e à medida do nosso cliente e do cliente do nosso cliente.

Tudo o que na LOBA criamos, e que vai muito além daquilo que vemos, pois existem muitos aspectos intangíveis, faz com que o utilizador, inconscientemente, tenha uma experiência positiva e marcante. Isso terá também impacto na sua percepção do mundo digital. CX é a nossa pegada neste mundo!

Ver todos os posts