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Regras para o sucesso da sua marca

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O sucesso da sua marca determina o sucesso do seu negócio. Dois fatores críticos para construir uma marca bem sucedida são a definição do propósito da marca e a promoção de uma boa experiência com a marca. Com a experiência do desenvolvimento de muitos projetos de identidade corporativa, institucional e de produto, a metodologia que utilizamos na LOBA permite-nos enumerar algumas das principais regras para a construção de marcas fortes e bem sucedidas.

1 – Defina um propósito

Todas as marcas necessitam de um propósito. Mesmo que considere que o seu propósito seja ganhar dinheiro, é necessário perceber como é que a sua marca pode ajudar a melhorar a vida do seu cliente e torná-la mais relevante.

2 – Assegure a Transparência

A sua marca é real, é pública e social. A regra fundamental na construção de uma marca com valor é a da transparência: Ignorar uma reclamação ou não assumir um erro são atitudes pouco transparentes que tornam a sua marca desprovida de valor.

3 – Mude o paradigma da compra

Ajude o seu cliente a pensar menos na compra (o que é que me pode comprar?) e mais na relação (o que é que consegue ganhar consigo?).

4 – Organize para a Qualidade

A qualidade de uma marca começa no primeiro contacto visual que tem com ela. Por isso, a forma como comunica a sua marca deverá ser bem estruturada e profissional.

  • Tenha manual de normas da marca bem estruturado para que todos compreendam como comunicar corretamente a marca, juntamente com uma pasta contendo a sua marca em vários formatos digitais;
  • Uniformize os comunicacionais visuais da sua marca. O contacto com a sua marca pode acontecer em qualquer ponto de contacto (seja o website, o cartão de visita, o catálogo, uma publicidade, um stand) e a coerência é muito importante para que o seu cliente sinta que a sua marca é confiável e estável.
  • Defina um plano de ações de comunicação anual para que não tenha que comunicar à pressa.
  • Compreenda melhor o valor que a sua marca tem, ouvindo os seus colaboradores e clientes através de um inquérito de auscultação ou avaliação da experiência com a sua marca.
  • Registe a sua marca e respetivos domínios digitais (website e redes sociais).

5 – Seja Relevante

A sua marca deve ser funcional, mas também gerar uma ligação emocional com o cliente. Cada vez mais os consumidores escolhem marcas alinhadas com os seus interesses e estilos de vida, em vez daquelas que unicamente promovem os seus produtos ou serviços.

6 – Tenha uma comunicação consistente

A consistência e coerência da sua marca são fatores primordiais para a ligação que os seus clientes têm com a sua marca. Este aspeto é particularmente importante quando comunica em vários canais, podendo ajustar o discurso de acordo com o canal mas nunca alterando a essência da sua marca.

7 –  Foque a sua Autenticidade

Os clientes querem a verdade e não apenas palavras e imagens bonitas. Os consumidores modernos deixaram de acreditar em comunicações exclusivamente aspiracionais. Seja realista e comunique com mais autenticidade. Hoje em dia aplica-se cada vez mais a frase “ what you see is what you get”, e os clientes necessitam de ver exatamente o que querem comprar (em vez de uma aspiração), de uma forma real, relevante e honesta.

8 – Mantenha o ritmo

Uma marca tem que emanar energia e dinâmica para ser sentida e experienciada. Por isso não crie plataformas ou suportes que não consiga alimentar regularmente com informação. Pode recorrer a um serviço profissional para comunicar a sua marca, mas não a deixe parar e envelhecer.

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