Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

Partilha de Conhecimento nas Organizações

Categoria

LOBA

Partilhar

Quem trabalha no mundo digital necessita de acompanhar a evolução das novas ferramentas e tecnologias. Torna-se necessário ter uma atitude proativa e de constante aprendizagem. Felizmente, neste meio e nos dias que correm, o acesso à informação e ao conhecimento é feito de forma rápida. Juntando os ingredientes da proatividade e do acesso rápido e facilitado ao conhecimento, conseguimos autonomamente melhorar as nossas competências técnicas.

Na indústria digital, para além de ser um fator essencial para atingir resultados mais rápidos, o trabalho em equipa é também um motor de desenvolvimento de competências de vários colaboradores. Esta melhoria resulta essencialmente na partilha informal de conhecimento entre os membros de uma equipa. Uma consequência positiva do trabalho em equipa é, portanto, a promoção informal da partilha de conhecimento. Scientia potentia est é a expressão latina que significa que o conhecimento é poder. Ora, uma equipa com mais conhecimento torna-se naturalmente numa equipa mais capaz de responder aos desafios propostos.

Uma boa comunicação externa só é possível se a comunicação interna funcionar. Antes de olharmos para o exterior devemos, por isso, certificar-nos de que internamente existem momentos de comunicação entre toda a equipa.

Na LOBA procuramos criar espaços formais e informais que promovam a partilha de conhecimento entre todos os colaboradores. Chamamos a esses momentos Spread The Move (STM). Fazemo-lo de duas formas: como temos várias equipas que trabalham em áreas diferentes, promovemos reuniões técnicas em que cada equipa se reúne entre si; promovemos também reuniões semanais gerais com todos os lobáticos, independentemente da equipa a que pertencem. Tanto numa como noutra forma, existe sempre uma pessoa diferente responsável por dinamizar esse momento. 

Os STM podem assumir diversas temáticas, estando normalmente associados a questões inerentes às rotinas da LOBA, mas também podem estar relacionados com alguma experiência pessoal marcante dos colaboradores. Acreditamos que a partilha destas experiências fortalece os laços entre a equipa e nos deixa mais preparados para encarar os desafios em conjunto!

Ver todos os posts