Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

O Poder de uma ferramenta de Recrutamento para a sua Empresa

Categoria

Applications

Partilhar

Na LOBA, acreditamos que o maior capital de uma organização são, sem dúvida, as pessoas que a constituem. Por este motivo, torna-se essencial ser diferenciador e ágil na forma como os processo de recrutamento e seleção decorrem, de modo a captar os melhores recursos.

Focados no sucesso dos nossos clientes, e com o objetivo de dotá-los das melhores ferramentas e práticas para realmente serem mais atrativos a possíveis candidatos, oferecemos um software completo para a gestão completa do processo de recrutamento e seleção.

O que é um ATS?

Um ATS (Applicant Tracking System) é um software interno colaborativo, desenhado para simplificar, acelerar e melhorar o processo de recrutamento.

O ATS que a LOBA dispõe como serviço é o Zoho Recruit, sendo esta uma das 45 aplicações disponíveis na suite Zoho One. Pode ser adquirido desta forma ou apenas como produto único.

Motivos para o uso de ATS’s

As razões para a adoção deste tipo de software são muito variadas e dependem de cada caso. Apontamos as mais relevantes de seguida:

  1. Ter toda a informação e histórico de candidatos no mesmo local

Tendo uma base de dados de candidatos rica e devidamente tratada, é muito mais simples e rápido conseguir encontrar o candidato certo para a vaga em aberto.

Vamos imaginar o seguinte cenário: um candidato é entrevistado e tem muito bom feedback para uma vaga em aberto atual, que é cancelada mais tarde. Como temos a avaliação e o histórico desse candidato, podemos muito mais rapidamente usar esta informação para uma vaga semelhante no futuro, poupando recursos e baixando substancialmente o time-to-hire.

Esta vantagem torna-se especialmente importante caso estejamos a falar de uma agência de recrutamento.

  1. Automatizar processos

Há rotinas específicas de um processo de recrutamento que acabam por ser repetitivas e não variam de vaga para vaga. Por exemplo: enviar um e-mail a agradecer o interesse ou enviar dados de confirmação de uma entrevista para o candidato, são tarefas que podem estar programadas no ATS e são despoletadas à medida que o candidato avança no pipeline de contratação.

  1. Reduzir a quantidade de candidatos por avaliar

Através de algumas ferramentas conseguimos reduzir a lista de candidatos válidos. Existem critérios parametrizados como os anos de experiência em funções similares, resultados de avaliações em entrevistas, entre outros. Desta forma, otimizamos o tempo dos recrutadores afetos.

  1. Melhorar a qualidade da empresa percepcionada pelos candidatos

Com a fugacidade com que os candidatos aparecem e são contratados, hoje em dia, é fundamental que estes percebam como estão a ser tratados num processo de recrutamento.

  1. Customizações

O Zoho Recruit inclui um conjunto de funcionalidades já pré-definidas e altamente customizáveis ao processo da sua empresa, para que seja a peça-chave no recrutamento e seleção da sua organização. O nosso serviço inclui uma vertente muito forte de consultoria, capaz de adaptar o software ao seu método e, se possível, melhorá-lo.

Quer conhecer esta ferramenta com mais detalhe? Entre em contacto connosco e venha descobrir tudo o que podemos fazer por si e pela sua empresa!

Ver todos os posts