Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

O papel do Git no desenvolvimento do seu projeto

Categoria

Programação

Partilhar

Na LOBA utilizamos o Git para controlo de versões em todas as fases de programação do seu projeto: development, testing e deployment, mantendo desta forma a integridade do mesmo.

O Git é um sistema de controlo de versões utilizado pela grande parte dos programadores. Inicialmente, o Git é utilizado sobretudo para o desenvolvimento de software, mas entretanto foi adotado por muitas outras áreas.

Quando o seu projeto chega à equipa de programação da LOBA são efetuadas constantes alterações e atualizações, dando origem à criação de versões. As versões permitem-nos ter um histórico das alterações realizadas no código, oferecendo a possibilidade de voltar a qualquer ponto (commit) para ver como estava o código naquela data.

Desta forma, caso deseje uma versão do seu projeto sem um determinado desenvolvimento, a LOBA consegue voltar ao ponto que deseja, o chamado revert commit. Isto permite também o inverso – voltar à implementação que retirou.

Além disso, sendo um controlador de versões, o Git permite o desenvolvimento do seu projeto por vários programadores em simultâneo, não havendo o risco de perda de informação. Ajuda a controlar o fluxo de novas funcionalidades entre os diferentes programadores, com ferramentas para análise e resolução de conflitos quando o mesmo arquivo é alterado por várias pessoas, permitindo ainda saber quais, porquê, quem e quando foram feitas as alterações.

 

Os commits necessitam de ser armazenados e é aí que entram os ramos (branches). Um branch é como um contentor dos commits criados. Para um projeto são criados pelo menos três ramos, um para cada uma das fases do projeto.

Os branches permitem criar features que podem ser independentemente adicionadas à fase de deployment.

Desta forma, podemos em simultâneo desenvolver features (em branches independentes)  como carrinho, wishlist e newsletter para apenas colocar em deployment uma ou algumas destas features.

Estas são algumas das inúmeras funcionalidades que o Git oferece e utilizamos no desenvolvimento do seu produto.

Em resumo, o Git oferece vários benefícios que agilizam o desenvolvimento de um projeto de software como rapidez nos processos pois permite a sua utilização somente em ambiente local, facilidade de fusão entre desenvolvimentos, consulta de alterações nos ficheiros, fiabilidade e um backup na cloud.

Ver todos os posts