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O CRM como base do relacionamento com os clientes

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Applications

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Num mercado cada vez mais global e competitivo, nunca como agora foi tão importante conhecer os clientes em todas as vertentes que influenciam a geração de novos negócios. O CRM é a ferramenta que permite criar e manter o relacionamento com os clientes, ajudando a entender e a antecipar as suas necessidades.

Cada cliente deve ser interpretado como uma entidade individual onde pontos de contato, necessidades e interações ficam registadas numa única ferramenta, o CRM. Com base no conhecimento angariado, conseguimos identificar os clientes que têm maior valor e os clientes que têm maior potencial para a empresa, permitindo assim a definição de uma estratégia personalizada para cada um, de forma a conseguir que o próprio cliente valorize o facto de trabalhar com a empresa.

Com a centralização do conhecimento no CRM, passa a ser mais eficaz corresponder às expetativas dos clientes em praticamente todas as vertentes, quer seja puramente comercial, onde é possível aceder a todos os pedidos e respetivos estados, como também é possível aceder às últimas interações com o cliente, nomeadamente por telefone ou e-mail. No fundo, o CRM, desde que devidamente adaptado à realidade de cada empresa, permite ter uma visão integral de 360º de todas as atividades comerciais e conexas.

Num mundo perfeito, a adoção de um CRM seria algo “simples” de implementar. No entanto, para as empresas que tencionam mudar a forma como trabalham a relação com os seus clientes, devem levar em linha de conta que a adoção de CRM acarreta mudanças culturais na forma de trabalhar da empresa. Como tal, neste tipo de projeto deve ser contemplada alguma flexibilidade e, acima de tudo, um acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos utilizadores do sistema.

NA LOBA propomos como metodologia na implementação de um CRM os seguintes passos:

  • Definição do modelo de relacionamento;
  • Levantamento dos requisitos e adaptação dos processos internos;
  • Implementação da solução;
  • Avaliação;
  • Melhoria contínua.


 
É igualmente importante que a equipa de projeto seja também constituída por elementos da própria empresa, uma vez que ninguém conhece melhor o negócio.

Pretende partir para a implementação de CRM na sua empresa? A LOBA Applications é a área responsável pelas implementações da ferramenta ZOHO CRM, contando com uma equipa de consultores e implementadores devidamente especializada e certificada.

Se tem dúvidas, não hesite em contactar-nos!

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