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eCommerce e Marketing Digital – está preparado?

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eCommerce

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455,3 mil milhões de euros na Europa e 3,3 mil milhões de euros em Portugal, foi quanto o comércio eletrónico gerou em 2015, segundo o relatório de eCommerce B2C 2016.

Dados mais que suficientes para comprovar a relevância que as áreas do Marketing Digital e eCommerce têm em Portugal e Europa. Portugal tem 6.1 milhões de utilizadores da Internet e 3.1 milhões deles realizam compras online. Se passarmos para a Europa, o número cresce para 296 milhões de compradores. A sua empresa precisa de estar preparada para lidar com esta certeza do mercado, com um site com eCommerce e uma estratégia de Marketing Digital bem definida.

Para uma boa estratégia digital, a sua marca deverá ter uma identidade própria, para que o cliente, quer esteja no Facebook ou no seu site, possa sentir que é com a sua marca que está a interagir. Conteúdos
editoriais produzidos por si, que deverão ser alojados num blogue, são importantes: o seu cliente procura informações, e ao dar-lhe essa informação estará a posicionar-se no top of mind. Deverá também apostar em campanhas de meios. Deverá contemplar estratégias de promoção nas redes sociais, onde se apresentará e dirá o que tem para oferecer, e campanhas de Search Engine Marketing (como por exemplo as Google Adwords), de modo a situar-se no topo, no momento que os seus clientes estão a pesquisar por produtos que tem para oferecer. O trabalho de definição das palavras-chave e remarketing é fundamental.

A estratégia de Marketing Digital é fundamental para atrair os potenciais clientes e deverá ter o seu eCommerce otimizado para conseguir vender-lhes.

Para proporcionar uma ótima experiência de compra, a sua loja online deverá: assentar numa plataforma escalável e fiável, ter a informação dos produtos completa e atualizada, apresentar uma boa usabilidade e pagamentos fáceis. A gestão de stocks e a logística deverão assegurar a disponibilidade do produto e a entrega rápida ao cliente. O segredo passa pelo foco nas métricas de conversão e melhoria contínua de todos os fatores de captação, conversão e fidelização dos clientes.

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