Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

E-commerce – As vantagens de ter uma loja online

e-commerce

Categoria

eCommerce

Partilhar

Seja você um grande player no mercado ou seja uma pequena start-up, o e-commerce é sem dúvida uma área para a qual deve olhar com bastante atenção, especialmente hoje em dia.

Sabia que só em 2018 espera-se que o e-commerce cresça entre 13% a 25%, podendo atingir um total de 2.04 triliões de euros até ao fim do ano, segundo projeções do eMarketer.

Se ainda tem algumas dúvidas sobre a relevância deste tipo de negócio para a sua organização, mostramos algumas vantagens de estar presente online:

▪Mercado global: mesmo que existam limitações na expedição dos seus produtos para mercados externos, a verdade é que a sua loja online, estará disponível para o mundo. Se num contexto físico, estaria restrito à localização da sua loja, na web a sua presença estará disponível para todo o mundo.

▪ 24/7/365: A sua loja estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semanas, 365 dias por ano. Compare esta disponibilidade com aquela que teria numa loja física, bem diferente, não?

▪Menores Custos: Apesar de ser um custo de manutenção mais reduzido, a verdade é que online estes custos também vão existir. Seja pelo alojamento da plataforma ou pelos custos ligados a marketing, não deve descurar o investimento na sua loja, assim como não o poderia fazer num contexto físico.

▪Quantidade de Informação: Já refletiu sobre o espaço de “prateleira” disponível para expor o seu produto? Na web a quantidade de informação que partilha de cada produto é bastante moldável. Aqui pode detalhar as informações relevantes do seu produto e que o distinguem da concorrência, não estando propriamente limitado ao espaço disponível numa “prateleira”.

▪Flexibilidade: Quantas vezes altera a exposição da sua loja física? Qual o impacto que esta tarefa tem no seu dia a dia. Na web pode mudar banners, agendar campanhas, colocar produtos em destaque, etc; tudo isto de forma automatizada e célere. Já pensou que interessante seria se fosse possível alterar a sua montra, em função do tipo de cliente que estava nesse preciso momento em frente a ela? Parece algo ficcional, não parece?  Pode fazer isto mesmo online. Ajuste a informação que apresenta em função do género, gostos, idade do visitante que o está a consultar – com certeza que este se sentirá mais entusiasmado ao receber informação que está especificamente direcionada para si.

No entanto, o e-commerce também tem as suas particularidades e devem ser contempladas no desenvolvimento de qualquer projeto.

Primeiro, ter em conta a sua concorrência. Se este processo é ágil para si, também será para os seus competidores. Deve tentar estar um passo à frente da sua concorrência, não só no que toca à tecnologia que utiliza, mas acima de tudo à forma como gere a sua loja. Como referimos em cima, uma loja online, não é algo que se desenvolve uma vez e que irá ficar indefinidamente a vender ao longo do tempo. Precisa de a tratar como se um espaço físico fosse. Atente por exemplo aos seguintes temas;

  • Estude o melhor layout de apresentar os seus produtos;
  • Ajuste a sua linguagem de comunicação;
  • Descubra quem e de que forma chegam à sua loja;
  • Faça-se notar entre a concorrência – os motores de busca devem ser seus aliados;
  • Possibilite ao seu cliente um pagamento ágil e descomplicado;
  • Seja rápido a enviar os produtos pelo qual ele pagou;
  • Possibilite uma devolução clara e simplificada do produto.

 

Tenha em atenção que estes tópicos estão em constante evolução e como tal você deve evoluir em conjunto.

Outra particularidade, é a impossibilidade de experimentar o produto. Se para alguns produtos de consumo este dado acaba por ser irrelevante, a verdade é que para uma parte considerável, a possibilidade de experimentar, tocar e testar acaba por ser muito relevante. Também aqui terá de adotar estratégias que permitam descrever da melhor forma possível o seu produto.

Estude o seu negócio, analise as suas vantagens e desvantagens e, se estiver consciente de ambas, será muito mais fácil encontrar estratégias, para ultrapassar ou potenciar cada uma delas.

O leque de plataformas disponíveis é também cada vez maior e o caminho para se lançar no comércio online pode ser longo. Conte com a LOBA no sentido de o ajudar a tomar as melhores decisões para a implementação de uma ferramenta e processos que lhe garantam uma maior probabilidade de sucesso, neste mercado global.

O número de clientes à procura de plataformas de e-commerce na LOBA.cx tem crescido, assim como a implementação de novas estratégias e processos de venda e comunicação para o desenvolvimento das suas lojas online e, consequentemente, melhores resultados e satisfação. Clientes como a Lion of Porches, Decenio, Colchaonet, entre outros confiaram na LOBA para o desenvolvimento da sua plataforma de comércio digital.

Se ainda não se decidiu, ou mantêm algumas reservas sobre o e-commerce, entre em contacto connosco. Temos todo o gosto em apoiá-lo neste passo, que será de sucesso com certeza.

Ver todos os posts