Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

Design de Produto: as 4 fases fundamentais

design de produto loba

Categoria

Product Design

Partilhar

E quando as marca do nosso cliente se materializa num produto? É um desafio que adoramos agarrar e em que toda a equipa de Design de Produto da LOBA.cx se sente identificada e motivada para superar.

A área de Design de Produto é responsável por idealizar e harmonizar diversos aspectos de um produto final. Este trabalho de design envolve mais do que estética. A funcionalidade, o tipo de material a ser aplicado, a ergonomia e a usabilidade são exemplos de factores a considerar. Assim sendo, um designer de produto é uma combinação de desenhador, arquitecto e engenheiro, garantindo assim que a concepção do produto contenha todos os requisitos.

Quando o contacto do cliente com a marca dos nossos clientes é feito também através de um produto, canalizamos toda a nossa energia para criar uma excelente experiência na utilização desse mesmo produto. É um momento único e este ponto de contacto tem que ser imaculado.

Todos os produtos precisam de ser pensados, desenhados e industrializados, desde a cor, forma, dimensão e embalagem. Tudo é considerado ao mais pequeno detalhe com o objectivo de promover uma excelente experiência aos seus clientes. Na LOBA.cx, através do nosso processo global de Design de Produto, aplicamos toda a nossa experiência acumulada para tornar os produtos concebidos em pontos de contacto do cliente com a marca, de forma memorável.

Todo o processo de Product Design é percorrido de forma sistemática e engloba, de forma integrada, 3 grandes marcos: o Design Industrial, a Engenharia de Produto e a Industrialização. Assim, conseguimos atingir uma solução distinta e adequada à utilização do cliente.

Para a correcta implementação do processo de Product Design, seguimos uma estratégia com 4 passos fundamentais:

Fase 1: Descoberta do Produto

Este é o momento em que todas as perguntas têm sentido e devem ser o mais abertas possível. Nesta fase, literalmente todas perguntas (mesmo quando a resposta possa ser  “porque o Cliente precisa disso assim”) devem ser feitas para criar enquadramento. Importa saber o orçamento estimado para o custo da peça, imposições legais do sector, produtos semelhantes no mercado e tecnologias disponíveis.

Este trabalho é fruto de uma equipa. Ninguém sabe tudo! Um designer, por exemplo, não é um cowboy solitário, por isso importa reunir toda a equipa e analisar o necessário para iniciar a Fase 2.

Fase 2: Brainstorm de soluções

Está é a fase onde as questões servem de apoio a ideias para a resolução de problemas. Os elementos da equipa, estão aptos a propor soluções para o desafio. Todas as sugestões são importantes e devem ser consideradas.

Fase 3: Protótipos e ainda mais protótipos

Com a escolha das soluções possíveis na Fase 2, o Design e a Engenharia começam a criar desenhos e protótipos com o objectivo de encontrar o equilíbrio entre o Design e a Industrialização. Um design de produto só é um sucesso quando a sua industrialização é algo exequível e é enquadrado no orçamento do Cliente. De outra forma estaremos apenas a criar uma solução para nós e não para o Cliente. Este é um trabalho iterativo (de tentativa e melhoria), onde o resultado final é um compromisso entre a criatividade, a engenharia e a capacidade de industrialização do produto.

Fase 4: A produto chega ao mercado

Não basta produzir um produto distinto no mercado – esta deve ser a consciência a tomar nesta fase. Igualmente importante para o sucesso do produto é toda a comunicação do mesmo, desde a embalagem, o nome do produto, a documentação de suporte ao produto, o local de venda, entre outros aspectos a ter em conta na comunicação do produto aos Clientes.

Com a premissa de assentar no design todas as decisões, existe a garantia que o resultado final é uma solução adequada à experiência dos seus clientes com a sua marca.

Conheça alguns exemplos de desafios superados pela LOBA.cx para Clientes como Altice Portugal, Qibix, GIN ADAMUS, ou visite todo o nosso portfólio.

Ver todos os posts