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Comunicar com a Geração Z

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Para acompanhar a evolução do mercado é necessário a compreensão de “para quem” comunicamos. Por isso, o estudo das gerações é muito importante para apoiar as empresas a comunicar eficazmente com o seu público-alvo, como é o caso da Geração Z.

A Geração Z é a “mais recente geração”. Inclui a população nascida entre 1990 e 2010, que vem suceder os Millennials ou Geração Y. A grande particularidade da Geração Z é o facto de nunca terem vivido num mundo sem Internet. Já nasceram no mundo digital e são, por isso, também conhecidos como iGeneration.

Esta geração tem um grande à vontade com smartphones e tablets. São a geração que mais utiliza as redes sociais, o que faz com que estejam online “24 horas por dia”. Os “Z’s” caracterizam-se por realizarem longas pesquisas por preços e variedade de produto antes de efetuarem uma compra, para terem a certeza que efetuam a compra correcta. São assim uma geração mais exigente e informada.

Nesta geração, a capacidade de atenção e a paciência para o tempo de espera diminuíram bastante, o que faz com que seja importante comunicar de forma simples, rápida e assertiva. E é essencial que as marcas demonstrem coerência entre o mundo online e offline. A rapidez de resposta por parte dos websites e das lojas online torna-se um fator importante para o sucesso. 

A maioria dos “Z’s” ignoram a publicidade quando pesquisam na Internet e cada vez mais utilizam plugins que bloqueiam os anúncios indesejados nos websites.  Por isso, a publicidade intrusiva não é considerada uma boa estratégia caso o público-alvo seja a Geração Z.

A televisão e os seus anúncios também perderam força perante a Geração Z. Esta geração passa menos tempo a ver televisão e, quando utiliza este meio, tem a particularidade de executar zapping à procura de algo interessante que esteja a ser transmitido. Isto faz com que não assistam aos intervalos dos programas, altura em que é transmitida a publicidade. O modo de gravação automática por parte das boxes de televisão são outro fator que faz com que os “Z’s” ignorem os intervalos dos programas de televisão. O smartphone é o ecrã primordial desta geração.

Um bom exemplo de conteúdos direcionados à Geração Z é o caso da Netflix que não recorre a qualquer tipo de publicidade no seu serviço. Grande parte  dos “Z’s” tem conta na Netflix.

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Os “Z´s” são também mais influenciados por “pessoas reais”, pessoas que avaliam em sites ou nas redes sociais e pessoas que confiam, do que por pessoas famosas que publicitam uma determinada marca. Podemos então, caracterizar os influenciadores e os bloggers como um fator de influência na decisão de compra dos “Z’s”.

O marketing experiencial é uma das melhores formas de atingir com sucesso a Geração Z, isto é, criar a oportunidade de o público-alvo experimentar um produto e, desta forma, criar emoções positivas no consumidor.

Um dos pontos fortes dos “Z’s” é a interatividade. Caracterizam-se por serem extremamente comunicativos. Por isso, as estratégias de comunicação que incentivam o público a interagir com as marcas, como por exemplo os concursos nas redes sociais, terão mais sucesso caso o público-alvo seja a Geração Z.

A Geração Z tem a ambição de mudar o mundo! Preocupa-se com a nutrição e com o ambiente, apesar de na compra de produtos alimentares o preço ser ainda o factor mais influenciador na tomada de decisão. Assim, marcas e empresas que apoiam causas sociais ou ambientais tendem a ser valorizadas pela nova geração.

Na LOBA temos como objetivo a satisfação dos clientes dos nossos clientes. Para isso, desenvolvemos estratégias e planos de comunicação específicos ao objetivo de cada um, com as plataformas e conteúdos ajustados ao público-alvo. Para isso, utilizamos o design personalizado e adaptado à comunicação planeada assim como o tom de comunicação mais indicado consoante a marca, nas diferentes redes sociais e plataformas para atingir o maior número de público interessado.

Assim sendo, estudamos o público-alvo a que os nossos clientes pretendem comunicar, dando aqui o exemplo da Geração Z. Geração esta que é o futuro do mercado. Na LOBA acompanhamos o mercado e a inovação, com o objetivo de proporcionar uma excelente experiência de cliente aos clientes dos nossos clientes.

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