Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

Brainstorming, a arma secreta da Agência

brainstorming-loba

Categoria

KNOL

Partilhar

Já todos ouvimos a expressão “duas cabeças pensam melhor que uma”. E se o debate de ideias em equipa for uma ferramenta efetiva no desenvolvimento de processos criativos, mas também a arma secreta para o fomento da motivação e do trabalho de equipa?

Brainstorming ou “tempestades de ideias” é uma técnica bastante usada pelas agências para promover o desenvolvimento de ideias e processos criativos, baseada no pressuposto de que um grupo gera mais ideias de que um indivíduo isolado. Mas, podem as organizações usar esta técnica para gerar um clima organizacional mais Positivo, Inovador e de Confiança?

Vejamos:

Envolver os colaboradores num processo de brainstorming potencializa mudanças positivas e visíveis numa organização, já que, por um lado, aumenta o sentimento de pertença, reconhecimento e participação no processo de criação de novas ideias; por outro lado, promove a interação fluída entre os colaboradores mais introvertidos, reforçando um clima leve e confortável.

Por isso, na LOBA.cx, mais do que uma técnica de geração de novas ideias, o brainstorming é um processo de partilha de opiniões e de conhecimento.

O brainstorming acompanha-nos …

  • Após reuniões de Kick Off;
  • Em processos de naming;
  • Na definição de estratégias de comunicação;
  • No desenvolvimento de campanhas publicitárias;
  • Na apresentação de propostas;
  • Na promoção do trabalho de equipa;
  • No fomento da criatividade;
  • E muitos outros.

 

A arte de bem usar o Brainstorming… e as 5 regras de ouro que tornam esta técnica tão poderosa!

  • Definir uma equipa Multidisciplinar e partilhar o tema.

Em primeiro lugar, o sucesso de um brainstorming é maior quando as pessoas envolvidas são de áreas diferentes. A variedade de pontos de vista e de experiências levam a um aumento considerável da criatividade e, por isso, as ideias vão naturalmente ser mais inovadoras. Em segundo lugar, o propósito e o assunto da atividade de Brainstorming deve estar bem claro e definido antes de se iniciar. Para além disso é indispensável que todos os participantes sejam enquadrados no tema.

  • Escolher um “facilitador”.

Por regra,  a escolha incide sobre quem promoveu a atividade de Brainstorming. Um “facilitador” é isso mesmo, alguém que facilita, que ajuda no processo de partilha. Por isso, esta nomeação é fundamental para o sucesso do processo. Um “facilitador” não só ajuda na organização como na moderação de todo o processo e ajuda a delimitar o tempo certo para o mesmo.

  • Criar um ambiente descontraído.

“Quebrar o gelo” é a expressão ideal para definir um ambiente de Brainstorming. O local escolhido deve ser diferente daquele que é habitualmente usado para reuniões. Deve, portanto, ser um espaço informal onde a descontração é a presença obrigatória!

  • Ouvir. Todas as ideias são boas e valorizadas.

Aqui a quantidade importa e todas elas são bem vindas pois constituem um excelente indicador de sucesso da atividade. Além disso, não existem ideias certas e erradas e todas deverão ser recebidas como inputs positivos. Para não deixar escapar nenhuma ideia é útil ter alguns post-its ou até usar os Mind Maps como estratégia para registar e representar ideias.

  • Organizar as ideias e partilhar Resultados.

Todo o trabalho de brainstorming terá sido em vão se as ideias não forem adequadas ao objetivo inicial. Seleccionar as ideias que mais se adequam ao desafio proposto e analisá-las de acordo com o nível de execução ou esforço financeiro pode ser um bom começo.  Comunicar os resultados do brainstorming, principalmente com os intervenientes no processo, impulsiona o sentido de pertença e promove a motivação, reforçando o espírito de equipa.

Agora que já demos a conhecer a importância do brainstorming, não só como atividade impulsionadora de processos criativos, mas também como ferramenta importante para fomentar a inovação no ambiente organizacional, que tal tirar proveito desta poderosa arma? Para além dos benefícios inerentes à atividade, o brainstorming traz consigo o envolvimento da equipa e por consequência a satisfação e motivação dos colaboradores.

Na LOBA.cx os momentos de partilha e criatividade em equipa transformam grandes ideias em projetos fantásticos. Esta é uma das nossas armas secretas para proporcionar a excelentes experiências de cliente aos seus clientes.

Ver todos os posts