Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

A coerência do Design em equipas grandes

Categoria

Design

Partilhar

Equipas de design relativamente grandes, são por norma compostas por elementos com estilos diferentes, e com vários níveis de experiência. Esta diversidade pode levantar alguns desafios, nomeadamente no que diz respeito à coerência de qualidade, ou ao alinhamento artístico dos projetos.

Na LOBA, os designers contam com metodologias que os ajudam a ser consistentes entre eles, assegurando assim a melhor resposta para cada projeto. Entre contratações e integrações de outras empresas, a LOBA cresceu muito ao longo dos anos. Isto faz de nós uma equipa cada vez maior e com pessoas muito distintas, com diferentes valências e históricos em metodologias.

Posto isto, como conseguimos assegurar sempre a mesma qualidade? Como é que você – o cliente – pode estar seguro de receber o resultado que pretende? Será que vai poder contar com a mesma equipa dos projetos que o fizeram optar por nós? Será que os envolvidos terão a mesma “inspiração”?

A resposta para estas perguntas é simples: Temos tudo controlado 🙂

Contamos com processos implementados que nos ajudam a manter a consistência entre o nosso trabalho quando necessário, bem como os níveis de qualidade:

▪Escolha dos designers – Cada um dos nossos designers tem algo que os torna únicos. Seja pela sua experiência e background, seja pelas suas fontes de inspiração ou áreas de especialização, todos têm algo que os faz capazes de acrescentar valor a qualquer projeto. Assim sendo, a escolha de designers para cada trabalho recai sobre qual conseguirá responder melhor ao desafio em questão.

▪Direção de Arte – Para podermos tirar partido das mais-valias de cada elemento da equipa, o conceito criativo de um projeto é maioritariamente criado pelo designer que lhe está afeto. No entanto, existe um diretor de arte que acompanha todo o processo, sendo mais ou menos interventivo, dependendo das necessidades, e garantindo assim a qualidade e direção acertada do trabalho produzido.

▪Equipa – Além do apoio da direção de arte, cada designer conta com a restante equipa para chegar à melhor solução em cada projeto. Ao trabalharmos em conjunto, acreditamos que o resultado final se torna mais rico, beneficiando das diferentes perspetivas e competências de cada um dos nossos designers.

▪Metodologia e procedimentos – Ao longo do tempo fomos criando procedimentos que orientam como desempenhamos cada tarefa. Assim, conseguimos garantir a coerência entre a forma como cada designer trabalha, evitando diferenças de metodologias dentro da equipa. Com isto, conseguimos facilmente trocar ou partilhar tarefas entre os vários designers, sem perder qualidade nem o fio condutor que orienta o trabalho. Asseguramos também a melhor comunicação e passagem de material para outros departamentos da empresa, nomeadamente para a programação.

Depois, claro que há sempre alguns fatores que influenciam a qualidade do trabalho. Questões como os timings e o budget, ou o briefing e aquele cliente com ideias mais definidas, podem ser desafios com maior exigência. Nesses casos, contamos com alguma flexibilidade nas nossas metodologias, de modo a conseguir responder da melhor forma possível à expetativa em relação ao nosso trabalho.

Como vê, na LOBA estamos preparados para a crescente diversidade da nossa equipa. Os nossos processo de escolha de equipas e a forma como cada elemento desempenha as suas tarefas. A cooperação entre os designers e a coerência guiada pela Direção de Arte, são mecanismos que nos permitem garantir sempre a melhor solução para si e para os seus clientes, com a qualidade assegurada que já nos é reconhecida.

Ver todos os posts