Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

Museus hiperconectados – novas abordagens e novos públicos

Museus

Categoria

LOBA

Partilhar

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus – Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, a LOBA correspondeu ao desafio da Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis, com o propósito de redescobrir o passado e fazer a ponte com presente e futuro, através da riqueza dos objetos expostos.

Os museus são uma parte integrante das comunidades, da sua herança cultural e paisagística e do seu ambiente. Com este ponto de partida, elementos da LOBA aproveitaram o Dia Internacional dos Museus para visitar a Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis com o intuito de dar uma nova abordagem às peças expostas e transportar o passado da cidade (e não só) para o presente, numa visão jovem, criativa e tecnológica.

Para atrair novos e reconquistar velhos públicos, cada elemento da equipa escolheu um objeto para mostrar e relembrar que os museus são espaços que guardam uma importante parte de nós e deve ser valorizado. Valorizar quem fomos e o que criámos influencia positivamente o nosso dia a dia.

A equipa, composta por Nuno Oliveira, André Cruz, Hugo Silva, Nídia Ferreira, Emídio Vidal, Nuno Miranda, Osvaldo Pinto, Diana Lopes e João Gaspar, deram a sua visão sobre objetos escolhidos pelos próprios, aliando a sua criatividade e conhecimento tecnológico para dar vida ao que não deveria estar esquecido:

 

Esta iniciativa trouxe à LOBA e ao mundo conhecimento sobre a história de Oliveira de Azeméis, das suas gentes e da identidade atual da cidade. A experiência desta visita foi positiva e inspiradora, dado que foi possível conhecer e partilhar digitalmente as suas histórias, abordando e refletindo sobre a utilidade e o valor dos museus nos dias de hoje.

Ver todos os posts