Ver todos os posts
Publicado em Publicado em

5 razões para promover a sua marca usando vídeo

video

Categoria

Vídeo

Partilhar

Quais são as razões para comunicar e promover a sua marca através de vídeo? Como fazer com que os clientes se interessem e interajam com uma marca? Descubra a resposta aos porquês e os benefícios da utilização do vídeo.

O vídeo é o tipo de media mais dinâmico e mais rico em informação.

Usar vídeo no seu negócio significa que vai proporcionar conteúdo dirigido a um público-alvo que o receberá de uma forma direta, sejam subscritores ou tenham gostado da sua página, ou até que tenham esse interesse e lhes seja canalizado o vídeo através de anúncios.

Os potenciais clientes/seguidores irão receber um conteúdo de fácil leitura, percepção e de consumo instantâneo, que o torna altamente gratificante e que resume a comunicação de uma promoção, produto ou serviço de forma rápida e simples. Esta facilidade faz com que um call-to-action tenha mais sucesso do que qualquer outro tipo de media, ou seja, o consumidor terá uma maior predisposição para reagir após a visualização do vídeo em comparação com uma imagem estática, tal como: aceder a uma página ou site, ir a uma loja, partilhar com amigos e família, entre outras ações.

O vídeo aumenta as vendas e gera confiança.

Existe uma grande diferença entre tentar vender e conseguir, de facto, vender. Para criar interesse no seu produto há que o comunicar de uma forma que cative e que faça sobressair as melhores caraterísticas. Para isso, nada melhor que uma solução audiovisual criativa para mostrar a melhor perspetiva da sua marca, serviço ou produto. A consistência e a regularidade vão fazer com que o que comunique seja valioso e esse fator marca o seu público-alvo com uma impressão de confiança.

A confiança é a base de tudo: na vida familiar, na amizade e até nos negócios. Para uma marca obter confiança dos consumidores e vendas é necessário algum trabalho. No entanto, essa tarefa torna-se muito mais fácil com um vídeo, porque ao invés de gerar apenas uma impressão, gera milhares: desde o som, a voz, a música, os locais das filmagens, atores ou até o estilo de animação, fazendo com que a informação permaneça memorável e como consequência, produza uma relação de confiança com a marca.

A comunicação com o cliente está intimamente interligada com o número de vendas.

Marcas que usam o vídeo como estratégia de marketing aumentam anualmente a receita 49% mais depressa do que marcas que não o fazem. (Wirebuzz)

O vídeo ajuda a criar uma ligação emocional com a sua marca.

Para contar uma história completa, não pode faltar o fator emotivo. A ligação que os seus clientes fazem com o vídeo é essencial para poder transmitir o espírito e a identidade do produto ou serviço, mesmo que não esteja representado diretamente.

Clientes agarrados a uma narrativa com teor emotivo são uma garantia de ligação com a marca e aumentam as possibilidades de interacção.

O vídeo ajuda a deixar a sua marca de forma memorável

Um legado audiovisual é uma coleção de vídeos públicos, transmitidos na televisão ou numa rede social / website que pode ir coletando visualizações e, ao usar a abordagem certa para o negócio, pode gerar impressões permanentes no público-alvo.

Quem nunca viu  aquele anúncio de hambúrgueres deliciosos, com um plano aproximado, os ingredientes a cair em slow-motion… Todos estes elementos são detalhes que o transformam num produto diferente dos outros, no “tal hambúrguer apetitoso”. Adicionando, por exemplo, uma voz grave e proeminente e um toque final para gerar uma acção, pode suscitar um interesse além do habitual. A grande diferença do produto comum para o produto que cria desejo está na forma como é apresentado. É algo que fica na memória do consumidor porque suscitou interesse e desejo pela novidade e pela diferença. Através da montagem e imagens, este anúncio potencia picos de dopamina no cérebro, algo como que uma droga, mas neste caso boa para ambas as partes!

Os consumidores retêm 95% de uma mensagem através de vídeo, comparativamente com 10% através de texto. (Wirebuzz);

Através da criação de um legado audiovisual os consumidores ocasionais transformam-se em clientes habituais!

O ser humano adora ver e ouvir histórias

Storytelling é o acto de contar histórias, algo que fazemos diariamente e que tem um papel de grande importância nas nossas vidas. Ao ir ao café, num jantar de família ou de amigos a ação principal é a comunicação, e quase sempre é aplicado o storytelling.

Tal como a sociedade precisa de ouvir e ver experiências novas que não as suas, as marcas também precisam desse factor de forma a lançar os seus produtos e / ou serviços rumo ao sucesso!

Mas o que é a boa prática do storytelling?

É algo que todos procuram, mas que nem sempre transmitem de forma correta. Contar histórias tem a sua ciência. Tudo começa com um objetivo de comunicação e a estratégia correta de o comunicar é fazendo uso do início, meio e fim. Este método de contar histórias já vem da civilização grega, da arte da escrita e do teatro. A arte de interessar provém da qualidade do conteúdo e do tipo de comunicação indicado.

Agarre os seus clientes com uma boa história e eles ficarão para sempre! 

Algumas estatísticas importantes a reter são:

  • 78% de pessoas vêm vídeos online todas as semanas e 55% vêm videos online todos os dias. (HubSpot)
  • 55% das pessoas tomam atenção ao ver vídeos — mais do que os outros tipos de conteúdo. (HubSpot);
  • Nos últimos 30 dias, foram carregados mais vídeos para a web do que nos últimos 30 anos de conteúdo televisivo. (Blue Corona)
  • 80% dos consumidores acreditam que vídeos demonstrativos são úteis quando os utilizadores fazem compras. (Blue Corona)
  • 80% dos utilizadores lembra-se de uma publicidade que viu nos últimos 30 dias. (Single Grain)

 

Na LOBA, garantimos que a comunicação audiovisual é feita com rigor. Pensamos na impressão que os vídeos e animações criam nos seus clientes, através do uso do dinamismo e fácil leitura, ligação emocional e o fator que cria confiança. Tudo isto só é possível numa história em formato vídeo!

Ver todos os posts